close
alergica-e-produzida-mulher-alergia

Alergias, Como acontecem e quais as mais comuns: Uma resposta exagerada do sistema imune a substâncias, ex: alimentos, medicamentos, venenos de insetos etc.

Algumas delas podem ter o componente genético como causa maior para aparecimento, mas em outras não há uma explicação do porquê.

Em algum momento da vida, o organismo identifica determinada substância como estranha e começa a desenvolver anticorpos, desencadeando uma série de reações na resposta alérgica.

As Alergias mais Predominantesalergica-e-produzida-alergia-no-pescoco-mulher-pele

A diretora da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), Dra. Alexandra Sayuri Watanabe, conta que as reações alérgicas podem envolver qualquer parte do corpo,

mas são mais prevalentes nas vias respiratórias: rinoconjuntivites, sinusites e asma.

Podem acometer pele também: dermatites atópicas, dermatites de contato e raramente podem ser graves, chamadas de reações anafiláticas.

Entre as alergias mais peculiares podemos citar:

  • Urticária: manchas na pele vermelhas e elevadas que coçam muito;
  • Alergia ao frio e até a água: raríssima, mas já com caso descrito na literatura;
  • Sêmen.

“Há vários medicamentos que podem ser utilizados na resposta alérgica, sendo os mais conhecidos os chamados “antialérgicos”, ou anti-histamínicos.

Eles bloqueiam um receptor de uma das substâncias que são liberadas pelas células durante uma reação alérgica, agindo mais quando há lesões cutâneas, coriza, espirros, coceira na pele e no nariz, e olhos.

Dependendo da gravidade da reação, são necessários outros medicamentos, como adrenalina e corticoides”, explica Dra. Sayuri.

Sobre a ASBAI

A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia existe desde 1946.

É uma associação sem finalidade lucrativa, de caráter científico, cujo objetivo é promover o estudo, a discussão e a divulgação de questões relacionadas à Alergologia e à Imunologia Clínica, além da concessão de Título de Especialista em Alergia Clínica e Imunologia a seus sócios, de acordo com convênio celebrado com a Associação Médica Brasileira.

Atualmente, a ASBAI tem representações regionais em 21 estados brasileiros.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Asbai Alergia

 

Tags : AlergiaAlérgica e ProduzidaAnticorposAsbaiBem EstarCorpoCuidadosDermatiteDermatite de ContatoDermatologiaPeleQualidade de VidaRostoSaúdeTratamento
Ana Paula

Post publicado por: Ana Paula

Deixe seu comentário