close
alergica-e-produzida-mulher-prateleira-de-cremes-cosmeticos

A diferença entre Antialérgico e Hipoalergênico: Quem tem pele sensível ou propensa a alergias sabe que não pode usar qualquer produto.

Muitas pessoas alérgicas, não sabem onde encontrar cosméticos de higiene e beleza, que não causaram reações alérgicas ao uso.

É comum escutarmos, “esmalte antialérgico” ou “hidratante antialérgico”, quando, na verdade, é “esmalte hipoalergênico” e “hidratante hipoalergênico”.

A formulação e função desses produtos são super diferentes, mas muito comum de serem confundidas.

Entenda a diferença entre hipoalergênico e antialérgico?

Antialérgico HipoalergênicoAntialérgicos

São medicamentos (creme, pomada, comprimido ou injeção), usados para combater a alergia já estabelecida tratando as reações alérgicas.

Devem ser utilizados contra as reações alérgicas nos sintomas como: vermelhidões ou coceiras na pele.

Hipoalergênicos

São produtos livres de substâncias alergênicas (menor chance de causar alergia), indicados para prevenir o aparecimento das irritações.

Devem ser utilizados por pessoas sensíveis, sensibilizadas ou alérgicas para evitar que os sintomas apareçam.

A ANVISA considera hipoalergênicos os produtos testados em humanos nos laboratórios especializados.

No entanto não há garantias de que o produto não causará alergia em 100% das pessoas, já que cada um tem diferentes reações.

Por exemplo, para crianças e bebês os produtos são, em sua maioria, hipoalergênicos, devido a maior sensibilidade da pele deles.

O hipoalergênico previne e os antialérgicos tratam, através de uma receita médica.

Como muitas vezes os antialérgicos são cremes ou pomadas, como a maioria dos produtos hipoalergênicos, as pessoas confundem os dois tipos de produtos.

A grande parte da população acaba procurando em buscadores, na internet ou até em lojas especializadas em produtos hipoalergênicos por antialérgicos, sem saber nem mesmo da existência do termo hipoalergênico.

Por mais que hoje em dia os profissionais entendam essa confusão, é importante sabermos a diferença. “Produtos Livre de…”

Esse é outro termo usado quando se fala em produtos para alérgicos.
Hoje já se tem conhecimento de várias substâncias alergênicas comuns em vários cosméticos.

Muitas vezes são utilizadas pelo baixo custo ou pela facilidade de uso na formulação (requerem menos cuidados na hora da fabricação).

Nos consultórios médicos do Brasil, as baterias de teste de contato já são realizadas com mais de 30 destas substâncias.

No exterior a lista pode conter mais de 100 substâncias. Portanto, buscar produtos livres destas substâncias é a forma mais segura de se evitar alergias.

Bjss!! 😉

FONTE: profuse.com.br e alergoshop.com.br/alergo-blog

Tags : Alérgica e ProduzidaAlérgicasAntialérgicoBelezaBem EstarcosméticosCosmetologiaCuidadosDermatologiaHipoalergênicosPeleQualidade de VidaSaúdeTratamento
Ana Paula

Post publicado por: Ana Paula

Deixe seu comentário