close
alergica-e-produzida-entrevista-dermatologista-tricologista-dra-anaflavia-de-oliveira

Entrevista com Dermatologista especialista em Tricologia: Anaflávia Oliveira graduada pela UNIRG – TO e International of Association of Trichologists (IAT).

Tricologista – dra. Anaflávia Oliveira

alergica-e-produzida-entrevista-dermatologista-tricologista-dra-anaflavia-de-oliveiraSempre atualizada no que ocorre no mundo técnico-científico, possui uma rica **bagagem acadêmica, com Cursos de Pós Graduações, Certificações, Estágios, dentro e fora do Brasil onde é Membro de Associações de Medicina Estética, Laser, Dermatologia e Tricologia.

Além de Lecionar em Cursos de Pós Graduação em São Paulo e Goiás. Nascida em Goiás se mudou para São Paulo para estudar Dermatologia, onde mantém seu consultório.

Diferença entre Pele Alérgica e Pele Sensível

AeP: Existe diferença entre Pele Alérgica e Pele Sensível? 

Para responder essa pergunta, precisamos diferenciar 2 condições semelhantes, mas que são diferentes. 

A pele Alérgica é uma pele que tem reação inflamatória-irritativa (vermelhidão, descamação, dor e/ou prurido) a uma determinada substância.

Já a pele Sensível é uma outra condição que também provoca uma reação inflamatória-irritativa na pele ao utilizar determinados produtos. 

Mas, aqui a causa não é alergia em si, mas sim uma irritação causada por produtos com substâncias de alto poder irritativo ou altas concentrações em uma pele mais fina, mais reativa, menos protegida ou seja, geneticamente “mais frágil”. 

AeP: Como diferenciá-las?

Como as lesões clínicas são praticamente idênticas, é necessário uma avaliação minuciosa e exames laboratoriais para diferenciar essas 2 condições.

Com o diagnóstico correto, podemos entender quais os ativos indicados e quais os contra-indicados.

AeP: Há uma estação ou época do ano que ficamos mais suscetíveis a reações alérgicas ou sensibilidade da pele?

A alergia pode acontecer em qualquer tipo de pele e em qualquer estação do ano, basta a pessoa entrar em contato com essa substância, a qual é alérgica.

As peles Sensíveis, com por exemplo: Rosácea, Dermatite Atópica, Pele Desidratada e etc, devem redobrar o cuidado durante o inverno, pois a pele tende a perder sua capacidade de proteção quando fica desidratada e, nestes casos, a incidência das reações piora com o frio e em regiões secas.

Sintomas de uma reação alérgica

AeP: Quais sinais ou sintomas para perceber possível uma reação alérgica?

Se ao utilizar um produto cosmético, notar que a pele está ficando sensível, irritada, inchada, coçando ou surgindo “pontinhos vermelhos ou amarelos” fiquem atentos, pois todos são sinais de reações inflamatórias da pele que precisam ser investigadas as possíveis causas.

Procure um bom médico para fazer o diagnóstico correto e iniciar um tratamento específico.

Alguns casos, terão cura definitiva, outros casos se tornarão recorrentes, nestes casos, podemos diminuir as recorrências e a intensidade das reações.

AeP: Tem alguma dica para tentar evitar uma alergia ou sensibilidade?

Dica: Nas 2 situações, a utilização de produtos com vários ativos sintéticos, aditivos químicos como corantes, espessantes e conservantes artificiais devem ser evitados.

Eles apresentam um poder irritativo maior quando comparado aos produtos naturais/orgânicos.

Lembrando que os produtos naturais não são isentos de reações irritativas, mas a chance diminui bastante quando utilizamos um produto de qualidade provenientes de empresa confiável e aplicação da forma correta. 

AeP: Conte alguns cuidados com a pele para incluir em nossa rotina diária?

Ao acordar, lave o rosto com um sabonete facial indicado para sua pele (Oleosa, Sensível, Alérgica e etc), depois de enxugar, aplique um bom Tônico Facial que irá remover as impurezas que o sabonete não consegue retirar e principalmente para equilibrar o pH da pele.

A maioria dos sabonetes tem um pH diferente da pele e isso prejudica o Metabolismo Celular. O tônico restabelece esse equilíbrio, após o tônico, toda pele necessita de no mínimo um Creme que tenha Ativos Hidratantes e Protetor Solar.

Mas, dependendo da idade, características da pele e desejo do paciente, é necessário também a introdução  de Ativos Anti-Oleosidade, Anti-Aging, Antioxidantes, Calmantes e Clareadores.

A Tricologista, drª Anaflávia deixou um recadinho:

Se quisermos ter uma pele bonita, vamos ter trabalho sim e para o resto da vida, rs.  Minha pele também fica diferente se viajo o fim de semana e esqueço de levar meus produtos de cuidados diários.

Porém, o melhor disso é ter prazer e amar cuidar de nossa pele e nosso corpo.

Referências Bibliográficas: 1- Tratado de Dermatologia, Fitzpatrick; 2- Ativos Dermatológicos, Valéria Maria de Souza & Daniel Antunes Junior, Vol.8; 3- Pele – Maria Inês – Estrutura, propriedades e envelhecimento;

Histórico Acadêmico

Drª Anaflávia Oliveira: Pós graduada em Dermatologia  e Cirurgia Dermatológica pela Faculdade de Medicina Souza Marques.

Pós Graduada em Medicina Estética pela Associação Internacional de Medicina Estética, Certificada e Membro Internacional em Tricologia pela International Association of Trichologists / AIT – Austrália e EUA.

Membro da Academia Brasileira de Tricologia – ABT  e da Associación Argentina de Tricologia- AATRI.

Membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética (SBME), Membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia (SBLMC).

Estágio no Centro Dermatológico Estético em Alicante – Espanha / 2012, Professora da Pós Graduação em Tricologia na Universidade Anhembi-Morumbi/SP.

Professora da Pós Graduação em Tricologia nas Faculdades Osvaldo Cruz/SP, Professora da Pós Graduação em Tricologia no Instituto ELIGO/GO.

Clínica Folyic                     

Edifício New Office Center
Avenida: Lavandisca, 741 Moema –  conjunto 25. São Paulo/SP Telefone: (11) 3864 – 3967

Site: www.draanaflavia.com.br                                          Facebook: https://www.facebook.com/groups/draanaflavia/        Email: contato@draanaflavia.com.br

Bjss!! 😉

Tags : 0% ConservantesAcessóriosAlergiaAlérgica e ProduzidaAlérgicasAnti-AgingAntioxidantesAtivosBeauty Fair 2014BelezaBem EstarCorescosméticosCosmetologiaCuidadosDermatiteDermatologiadermatologistaDesignDicasDrª Anaflávia OliveiraEquilíbrioEsmaltesEstéticaHigiene Corporal e CapilarHipoalergênicosInvernoIrritaçõesLançamentoLaserMakeMédicoMetabolismo CelularModaMultifunçãoNaturaisNaturalNovidadesOrgânicosPelePeles SensíveisPH da peleProtetor SolarQualidade de VidaQuímicosSabonete FacialSaúdeSegredinhosSensibilidadeTENDÊNCIASTônico FacialTratamentoTricologiaUnhasVerão
Marta Roberta Teles

Post publicado por: Marta Roberta Teles